Seguidores

sábado, 28 de março de 2015

Castelos do Brasil



Muitas pessoas não sabem, mas o Brasil possui em seu imenso território numerosos Castelos, que foram e estão sendo construído desde a fundação deste país pelos portugueses em 1500, até nossos dias.

Muitas pessoas desconhecem esta realidade, e ainda afirmam que o Brasil não possui nem um único castelo “verdadeiro”. Para sanar as dúvidas destas pessoas iniciaremos uma série de postagens intituladas de “Castelos do Brasil”, onde iremos contar um pouco da história dos principais Castelos Brasileiros.

Ao contrário do que muitos pensam, Castelos não foram apenas construídos no Período Medieval. Os primeiros Castelos surgiram com a finalidade de defesa, quando após o fim do primeiro Império Romano do Ocidente (que seria depois Restaurado pelo Beato Imperador Carlos Magno), os Senhores de Terras da Península Itálica cercaram de altos muros as suas Villas de campo, com a finalidade de impedir a invasão. Os camponeses, que a partir desta data sediam os seus direitos sobre as suas pequenas propriedades para o Senhor local, e em troca ganhavam a sua proteção militar, passaram a buscar refúgio nestes primeiros Castelos quando do perigo de invasão.

O período das construção dos Castelos durou até o ano de 1914, quando após o fim da I Guerra Mundial a maioria das Monarquia Europeias foram abolidas, e as famílias Nobres perderam o interesse na Construção de Castelos.

Nada impede, porém, que Castelos sejam construídos em nossos dias. O que define um prédio como um Castelo é que este seja construído seguindo alguns princípios arquitetônicos. O Castelo pode ser construído em qualquer um dos seguintes estilos:

- Neoromantismo: Estilo arquitetônico em que prevalecem as linhas do período romântico. Neste estilo o que prevalece é o amor pela plena convivência entre a civilização e a natureza.
- Neogótico: Estilo arquitetônico em que prevalecem as linhas do Gótico. A principal inspiração para estes Castelos são os Castelos alemães dos século XV, bem como os prédios e palácios ingleses do período Tudor.
-Neogótico-Decorado: Estilo arquitetônico em que prevalecem as linhas do Gótico. A principal inspiração para estes Castelos são os Castelos e palácios franceses dos séculos XIII ao XVII
- Neorenascentista: Estilo arquitetônico em que prevalecem as linhas da Renascença. A inspiração destes Castelos é geralmente os Palácios italianos do Renascimento.
- Neobarroco: Estilo arquitetônico em que prevalecem as linhas do Barroco. A principal inspiração para estes Castelos são geralmente os Palácios Italianos do século XVII.  
- Neoclássico: Estilo arquitetônico em que prevalecem as linhas A principal inspiração para estes Castelos são geralmente os Palácios Italianos do século XVIII e XIX.  
- Misto: Estilo em que se combinam, de forma harmônica, dois ou mais estilos que foram acima listados.

Alguns exemplos de Castelos brasileiros: 

 Castelo do Batel, Curitiba, Paraná. Castelo construído em estilo Misto, com influência do Neobarroco e do Neoclássico.


Castelo Alto do Bronze, Porto Alegre, Brasil. Castelo construído em estilo Neogótico.


Castelo de Itaipava, Petrópolis, Rio de Janeiro. Castelo construído em estilo Misto, com influência do Neogótico e do Neorenascentista.


Castelo da ilha Fiscal, Rio de Janeiro, RJ. Castelo em estilo Misto, com influência do Neogótico e do Neogótico-Decorado.


Castelo e Basílica de Nossa Senhora do Rosário, São Paulo, SP. Castelo em estilo Neogótico-Decorado (ainda está em construção)

Nenhum comentário:

Postar um comentário