Seguidores

quinta-feira, 16 de maio de 2013

O Novo Uniforme da Ordem de São Lázaro

A Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém, dês da Modernidade, possuiu numerosos uniformes, com que seus Cavaleiros revestiram-se. Alguns foram belos uniformes, outros porém nem tanto.

Uniforme do Século XVIII

Dês de 1912, quando a Grão-Chancelaria da Ordem foi novamente sediada na França, que a Ordem de São Lázaro ganhou seu primeiro uniforme "contemporâneo", composto de jaqueta militar branca, ornada de ouro, calças negras. O Chapéu escolhido foi o bicórneo preto, plumado de branco, para os Cavaleiros da Grã-Cruz, e de negro para os demais.

Marquês de Farémont, com o "Uniforme Francês" em 1933

Este uniforme, dito "Uniforme Francês", tornou-se o clássico uniforme da Ordem de São Lázaro, e foi utilizado por toda a Ordem até os anos 40, quando o Grão Priorado da Espanha lançou seu primeiro uniforme, chamado de "Uniforme de Grande Gala", sendo este um uniforme lindíssimo, composto por um jaquetão verde, com o peito branco, ornado de ouro, tendo sobre o peito a Cruz de São Lázaro. Calças verdes e sapatos pretos, ou calças de montaria brancas e botas negras até o joelho. Chapéu bicórneo negro.
"Uniforme de Gala" 

Tal "Uniforme de Gala" foi muito adotado fora da França, sendo utilizado até os princípios dos anos de 1990, porém era de um elevadíssimo preço, e isto fez com que seu uso diminuísse, sendo necessário ser feito outro. 
Grão-Mestre com o "Uniforme de Gala"


O próximo uniforme, também elaborado pelo Grão-Priorado do Reino da Espanha foi um uniforme realmente feio, composto por um modelo de fraque verde. Seu uso foi pouco alastrado, mas durou oficialmente até nossos dias.

Cavaleiros na Alemanha, utilizando o novo Uniforme Espanhol


A nova tentativa do Grão-Priorado da Espanha é realmente "nova" ao se tratar de uniformidade Lazarista: um uniforme totalmente negro, com gola e punhos verdes. Tal uniforme já era requisitado pelo nosso grande amigo, o Visconde de Portadei, em seu livro "Cruz de Sinopla", que pedia um uniforme mais próximo dos da tradição militar espanhola. 
Grão-Mestre Marquês de Almanzán com o "Novo"
Uniforme da Ordem

O Grão-Priorado do Brasil sempre se manteve afastado destas "disputas" entre os modelos de uniforme, sendo que por aqui, sempre fora utilizado o "Uniforme Francês", isto é, dês de 1926, quando o Grão-Priorado do Brasil definiu sua uniformidade. 
Príncipe de Rodosto, II Grão-Prior do Brasil, com o
"Uniforme Francês" em 1950

Dês de então, o "Uniforme 'Francês'" virou "Uniforme 'Brasileiro'", uma vez que nestas terras jamais adotou-se qualquer outro. Resta saber agora, se com este novo uniforme, o Grão-Priorado do Brasil pela primeira vez mudará uma tradição de quase um século. Isso, somente os próximos anos dirão.  

Comendador Kenj, IV Grão-Prior do Brasil, com o
"Uniforme Francês", foto de 2001. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário