Seguidores

quinta-feira, 7 de março de 2013

O Governo da Igreja de Cristo durante a Sé Vacante


Nosso Senhor Jesus Cristo, quando deixou o Comando de Sua Santa Igreja à Pedro, a programou para que jamais ficasse sem um Chefe na Terra, que o representaria. É assim até hoje, quando os Bispos de Roma, em suas qualidades como Sumos Pontífices, representam a Cristo na Terra, e Chefiam a Sua Santa Igreja, a que Ele é a Cabela invisível.

Nos períodos em que a Cátedra de Pedro encontra-se sem Pastor, também a Igreja deve ter um Chefe, para que não caia em vacância temporal. É este o período da Sé Vacante, o a Sé (Trono dos Papas) está vago, mas não está vaga a Chefia da Igreja, uma vez que na falta dos Papas, quem assume a Chefia da Igreja pró tempore, são os Cardeais Camerlengos.

A função dos Camerlengos é muito antiga, pois remete ao ano de 1073, quando o Papa GREGÓRIO VII criou o título, em substituição ao antigo título de Arquidiácono do Colégio dos Cardeais. 

Brasão do Cardeal Camerlengo Tarcisio Pietro Bertone

Camerlengo, do latim Camerarius, quer dizer literalmente "adido à Câmara", sendo que as funções do Camerlengo são as mais variadas, incluindo a administração fiscal do Patrimônio de São Pedro, sendo que a maior responsabilidade a ele atribuída é justamente a de determinar a morte formal do Papa, sendo que atua como o Chefe de Estado do Principado do Vaticano, até a Eleição do novo Papa.

O atual Camerlengo é Sua Excelência Reverendíssima o Cardeal Dom Tarcisio Pietro Bertone, nascido em Romano Canavese em 1934. Foi criado Cardeal em 2003 pelo Papa JOÃO PAULO II, sendo criado Camerlengo em 2007, pelo Papa BENTO XVI

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário