Seguidores

sábado, 9 de junho de 2012

Igreja de N. S. do Carmo: Capela do Grão Bailiado do Brasil


Aos Fieis Leitores deste Blog de Cavalaria, falaremos hoje de um patrimônio histórico mundial, que além da sua grande importância Sacra, é muito representativa para o Grão Bailiado do Brasil da Sacra Milícia.

O Grão Bailiado do Brasil é a mais antiga representação da Sacra Milícia constituída fora da Europa, sendo que o ano de sua fundação data de 1919. Ao longo deste quase um século de existência ininterrupta, o Grão Bailiado adquiriu uma forte bagagem histórica, composta por cerimônias, datas festivas e atividades civis. Também adquiriu certos costumes próprios, como o de possuir uma igreja onde que com exclusividade, realizava suas cerimônias litúrgicas.

Interior da Igreja de N. S. do Carmo

A Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, foi inaugurada em 1592, sendo que passou por sérias reformas e modificações entre os anos de 1747 a 1758. Durante o período de nossa Monarquia (1500 a 1889) a Igreja do Carmo adquiriu grande destaque, mas foi principalmente durante o Reinado do Imperador Dom Pedro II, O Magnífico, que o Carmo ganhou seu brilho. O Imperador fazia constantes viajes a São Paulo, e sempre ia até a Igreja do Carmo, acompanhado da Imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon-Duas Sicílias, e mais tarde da Princesa Imperial Dona Isabel, A Redentora.

A Relação da Sacra Milícia iniciou junto da criação do Grão Priorado do Brasil em 1919. Era eminente que o Grão Bailiado escolhesse uma igreja para realizar suas Cerimônias de Investiduras e suas Missas Votivas, em seus dias de Festa, junto a Capital Paulista.


Interior da Igreja do Carmo
Foi nesta Igreja que o Conde de Aquino Correia, então Arcebispo de Cuiabá foi Investido como Cavaleiro da Ordem pelo Grão-Bailiado do Brasil. Foi aí também que o Presidente do País Dr. Getúlio Vargas foi feito Cavaleiro Melitense, em 1936. 

A Igreja do Carmo segui sendo a predileta dos Grão Bailios do Brasil durante a direção do Conde Jacek Pawel H. Zawicsvicki, e do Comendador Raymundo Yousseff Kenj, sendo que atualmente as Cerimônias do Grão Bailiados do Brasil são ainda nela realizadas, e também o são na Catedral Nossa Senhora do Paraíso.

S.A.S. o Príncipe de Mesocco em visita a Igreja de N. S. do Carmo
A Igreja da Ordem Terceira do Carmo está localizada na Cidade de São Paulo, Avenida Rangel Pestana, Número 230, Centro, convidamos a todos que façam uma visita. 


Neste vídeo podemos ver a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, e pequena parte de sua história.   

Um comentário:

  1. Boa noite Nobre Conde André Galli,tenho certeza que a visita de Vossa Excelência à Igreja de Nossa Senhora do Carmo foi muito proveitosa...

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir