Seguidores

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

Hoje, dia 8 de março, comemoramos duas datas muito importantes no Brasil. A primeira (por ordem de antiguidade) é o dia da Chegada da Família Real ao Brasil, que para cá vieram em 08 de março de 1808. A segunda, e a que hoje nos deteremos, é o DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

Para alguns, mais ligados aos conservadorismo e a Lei Sálica, deve parecer estranho o Blog de uma Ordem de Cavalaria, comemorando o Dia da Mulher, já que a esmagadora maioria de Membros das Ordens de Cavalaria são, e sempre serão homens, porém vale-se lembrar, que indiscutivelmente, todos esses homens somente estão hoje aqui, por que tiveram uma mãe, logo, ao homenagearmos essas mulheres-mães-amigas-esposas-companheiras, também estamos homenageando a todos os que estão à sua volta.

A caminhada histórico/social do Brasil sempre esteve ligada à vida de grandes Mulheres que, de uma forma ou de outra, contribuíram para o crescimento de nosso País. Se hoje, somos a 6a maior economia do Mundo (recentemente ultrapassamos o Reino Unido), é por que muitas mulheres também contribuíram para isso. Hoje, lembraremos algumas delas, nesta singela homenagem ao Dia Internacional da Mulher:

Ficheiro:Jcarvalho-dmariaI-mhn.jpg
Rainha Dona Maria I, do Brasil e Portugal

Foi com uma mulher, a Rainha Dona MARIA I, Rainha de Portugal, Brasil e Algarves, que iniciou nosso desenvolvimento cultural. Também foi em seu Reinado que, em 1808 a Casa Real de Bragança chegou à nossa Terra, permitindo a abertura de nossos portos, o desenvolvimento de nossas exportações, e o tão esperado intercâmbio cultural com as nações amigas.

Ficheiro:29- Imperatriz rainha D. Leopoldina.jpg
Dona Leopoldina de Habsburgo, Imperatriz do Brasil.

Foi com outra grande mulher que, em 1822 tivemos nossa Idependência, foi ela a Imperatriz Dona MARIA LEPOLDINA DE HABSBURGO, que em 02 de Setembro de 1822 assinou o Decreto de Independência que dissolveu o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Muitas vezes somente nos recordamos do ato heróico de seu marido, o Imperador Dom Pedro I, em 07 de setembro de 1822, porém devemos recordar que, o Imperador somente teve suporte para o famoso Grito do Ipiranga, por que a Imperatriz Consorte Dona Maria Leopoldina, já havia Proclamado a Independência cinco dias antes!

Ficheiro:Princesa Imperial Dona Isabel de Bragança.jpg
Dona Isabel I, A Redentora, Imperadora de Iuri do Brasil

Outra mulher de extraordinária competência, neta da antecedente, e bisneta da primeira, que levou o Brasil à Categoria de Nação livre da mão de obra escrava. Estou naturalmente falando da Princesa Imperial e Imperadora de Iuri do Brasil Dona ISABEL CRISTINA MARIA DE HABSBURGO BRAGANÇA E BOURBON, ou também conhecida como Dona Isabel I, a Redentora, Filha do Imperador Dom Pedro II, do Brasil. Foi ela que em 13 de maio de 1888, assinou a famosa Lei Áurea (Lei 3.350), pela qual foram libertados todos os escravos que existiam no Império do Brasil. Esse seu ato de enorme generosidade lhe custou a perda da Coroa em mãos republicanas, que não aceitavam o fim da escravidão e a idéia de serem governados por uma Mulher. Seu exemplo de Caráter, Amor e Dedicação à nosso País, sempre será lembrado.

Ficheiro:Dilma Rousseff - foto oficial 2011-01-09.jpg
Dona Dilma Rousseff, 36a Presidente da R. F. do Brasil

Termino esta minha homenagem, lembrando também Dona Dilma Rousseff, 36a Presidente da República Federativa do Brasil, que está trabalhando em prol do desenvolvimento de nosso país. Homenageando a Presidente Dilma, esta Mineira de Coração Gaúcho, prestamos homenagem a todas as Mulheres do Brasil, e de todos os países, especialmente as que trabalham em prol da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém, no Brasil e no Mundo.

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário