Seguidores

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Os Cavaleiros da Milícia e do Hospital e sua Contribuição na Guerra dos Cem Anos

Lenepveu, Jeanne d'Arc au siège d'Orléans.jpg

Após a perda de Jerusalém para os infiéis liderados pelo Sultão Saladino em 1187, os valorosos Cavaleiros da Soberana Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro, também conhecidos como Cavaleiros da Milícia e do Hospital, mudaram sua Sede Magistral para a nova Capital do Reino de Jerusalém, São João d'Acre. Ai mantiveram sua Sede até o novo translado da Capital do Reino para a Ilha de Chipre, quando mudaram sua Sede Magistral para o Feudo de Boigny, doado pelo Rei Luís VII da França, dito O Piedoso.



Com o translado da Grande Magistratura para Boigny, onde a Ordem manteve sua Soberania Feudal até a Revolução Francesa, os Cavaleiros Lazaristas passaram a ocupar-se dos problemas pertinentes à Europa, principalmente os ligados ao Reino da França.

Uma série de disputas dinásticas abalaram às relações entre os Reinos da França e da Inglaterra, causadas pelo fato de que em 1066 Guilherme I, Duque da Bretanha, uma vasta região francesa, apoderou-se do Reino da Inglaterra, e ficou conhecido como Guilherme, O Conquistador. Por ser primeiramente o súdito do Rei da França, Guilherme e seus descendentes precisavam prestar uma série de homenagens ao Rei francês, para com isso, manterem seu domínio sob o Ducado da Bretanha.

Ficheiro:Adoubement1.jpg
O Rei Francês João II Ordenando Cavaleiros


A Guerra foi eminente quando os Reis da França e Inglaterra quebraram o Pacto de Vassalagem. Do lado do Rei da Inglaterra entraram na Guerra os Duques da Borgonha, e Bretanha e o Rei de Portugal. Do lado do Rei da França ficou o Papa, os Reis de Castela, da Escócia, de Aragão, de Navarra, da Bohêmia, os Príncipes de Hainaut e de Galli, os Duques de Gênova, de Luxemburgo, da Aquitânia, e os Condes de Flandres, de Aquitânia, e de Maiorca.

Ficheiro:BattleofSluys.jpeg

Como súditos da Igreja, os Cavaleiros de São Lázaro de Jerusalém, Acre e Boiny entraram na Guerra ao lado do Rei da França, para combater contra os ingleses. As principais Batalhas em que os Cavaleiros Lazaristas atuaram foram em Sluys (1340); Crécy (1346); Calais (1347); Poitiers (1356); Cocherel (1364); Azincourt (1415); Orléans (1429) e Jargeau (1429).

Lenepveu, Jeanne d'Arc au siège d'Orléans.jpg
Tomada da Cidade de Orlénas por Santa Joana d'Arc ao lado dos
Cavaleiros Lazaristas em 1429

De todas, a mais notável presença Lazarista deu-se na Batalha pela tomada de Orléans, em 1429, quando os Cavaleiros da Ordem de São Lázaro batalharam ao lado de Santa Joana d'Arc. Santa Joana d'Arc foi uma Dama (também chamada de "Cavaleira") da Sacra Ordem Dinástica, Equestre, Militar e Hospitalar da Milícia de Jesus Cristo e de Santa Maria Gloriosa. A Batalha foi dura, mas muito significava. Estima-se que cerca de 200 Cavaleiros Lazaristas perderam a vida no duro cerco e finalmente na tomada da Cidade.

O Rei Carlos VII à princípio duvidava da capacidade de Santa Joana d'Arc em tomar Orléans, por isso, enviou-lhe poucos soldados, porém a bravura de Joana d'Arc, e dos Cavaleiros Lazaristas que a acompanhavam, garantiu a vitória da Ordem Lazarista sob Orléans, e à França a vitória sob à Inglaterra.

A Guerra dos Cem anos terminou em 1453, exatos 116 anos após seu início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário