Seguidores

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Brasão do Grão Priorado do Brasil


Um dos costumes mais característicos da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém é que todas as suas Jurisdições Territoriais possuem um Brasão d'Armas próprio, que é sempre baseado no da própria Ordem.

Trata-se da tradição de utilizar uma diferença ao flanco destro do Escudo da Ordem de São Lázaro, que é "de prata, uma cruz de sable".

Os diversos Grão Priorados, Priorados, Comendadoria Hereditárias, Grão Comendadorias utilizam como diferença algo relacionado a sua própria história política/social/religiosa/cultural, e dessa forma, é comum vermos as próprias Armas da Dinastia Reinante no país da Jurisdição, estampada no escudo da mesma, como é o caso da Espanha, que utiliza as Armas de seu Reino, atualmente utilizadas pela Casa de Bourbon-Espanha.


 Isso também é utilizado no caso de Dinastias que tenha reinado sob o país da Jurisdição, como é o caso da França, que utiliza como diferença, o flordelizado da Casa de Bourbon.



Portugal utiliza as Armas de seu Reino.



Luxemburgo as antigas Armas de seu Grão-Duque.



Existia porém um certo dilema quando tratava-se das Armas do Grão Priorado do Brasil, pois em nossa longa história de mais de meio milênio, já tivemos 16 Monarcas, de três Dinastias, Avís, Habsburgo e Bragança. Nossos Monarcas primeiro foram Reis do Brasil, quando eramos um Estado do Império Ultramarino Português. Quando nos tornamos Sede da Monarquia, nossos Reis passaram a ser Reis do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Após isso foram Imperadores do Brasil, enfim, uma longa história, para podermos definir qual seria a escolhida para nosso Brasão.


O dilema peristia, até que em uma tarde, a mais ou menos um mês, convidei o Chanceler I. A. Cantelli para auxiliar-me na tarefa da criação de um brasão para o Grão Priorado. A tarefa foi árdua, com vários e-mail sendo mandados e respondidos, ele de São Paulo, e eu do Rio Grande do Sul. Entre as propostas estavam a de utilizarmos por diferença o Brasão do Império do Brasil, ou a Cruz da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo, ou ainda a bandeira nacional.

Acabei por defender a idéia de utilizarmos por diferença o Brasão do Estado do Brasil, também chamado de Brasil-Colônia, que é de prata, uma árvore de pau-brasil de sinopla, e sobre ela uma cruz de sable.

Ficheiro:Brazil colonial blason.svg

O Chanceler Cantelli deu-me então a idéia de substituir a cruz de sable, pela Cruz da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo, que estava estampada nas velas das naus portuguesas quando tomaram posse do Brasil em 22 de abril de 1500.

OrderOfCristCross.svg

Desse modo, o Brasão d'Armas do Grão Priorado do Brasil possui dois autores, eu, Conde Andre Galli que dei a idéia da árvore de pau-brasil, e o Chanceler da Ordem Sr. I. A. Cantelli, que teve a idéia de utilizarmos a Cruz de Cristo.

E o resultado foi esse:


Detalha do Brasão: o pau-brasil e a Cruz de Cristo



Bandeira do Grão Priorado do Brasil:

Brasão em outro modelo



Informamos que utilizamos por base o brasão criado pelo heraldista Sr. Mathieu Chaine, que o publicou no Wikipédia. O Brasão original é este:


File:Grandes armes OSLJ.svg


  Para visualizar mais Brasões criado pelo Sr. Chaine, o link é este. O Sr. Chaine é um dos maiores Heraldistas da Wikipédia, e vez por outra brinda seus fãs com suas belas criações heráldicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário