Seguidores

sábado, 17 de dezembro de 2011

MISSA DA RESSURREIÇÃO DE SÃO LÁZARO


Missa da Ressureição de São Lázaro de Jerusalém, de Dom Fares Maakaroum, por Sua Excelência o Chanceler do Grão Priorado do Brasil da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém


Todos os anos, no Sábado anterior ao Domingo de Ramos ocorre a celebração da Ressurreição de São Lázaro, na Catedral (Eparquia) Greco-Melquita Nossa Senhora do Paraíso, que pertence ao ritual bizantino mais tradicional da Igreja Católica, na Semana Santa ocorre a Missa da Ressurreição de São Lázaro, sempre às 12:00 hs (meio dia).
Conforme o evangelho de São João, após Jesus ressuscitar São Lázaro na cidade de Betânia, ele entra em Jerusalém para a celebração da Páscoa judaica, sendo aclamado pelo povo com ramos de palmeiras. Por este motivo histórico, esta missa é celebrada pelas igrejas cristãs orientais sempre no Sábado anterior ao Domingo de Ramos.


Dom Fares Maakaroun, Arcebispo Greco Melquita responsável por esta comunidade em todo o Brasil e Cavaleiro da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém, viveu alguns anos na cidade de Jerusalém, visitando inúmeras vezes a cidade de Betânia, principalmente o local onde Jesus ressuscitou São Lázaro. Saliento ainda que a Ordem de São Lázaro foi criada por Padres Melquitas na cidade de Jerusalém para cuidar de doentes leprosos (hoje conhecidos como hansenianos) em época anterior às Cruzadas, sendo que os Patriarcas Melquitas são os líderes espirituais mundiais da Ordem de São Lázaro até os dias atuais. 

Além desta data, São Lázaro é comemorado pelos Cristãos Latinos (ocidentais) no dia 17 de dezembro (possivelmente a data da segunda morte de São Lázaro, pois da primeira morte ele foi ressuscitado por Jesus).

Também se comemora o dia de São Lázaro no dia 29 de Julho, com o dia de Santa Marta, juntamente com sua irmã Santa Maria de Betânia, ou seja, se comemora o dia da Família de São Lázaro.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário