Seguidores

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O que acontece com os Lazaristas?

ALERTA!!!!
O QUE ACONTECE COM OS LAZARISTAS?



Um intrigante fenômeno ronda a Ordem da Milícia e do Hospital: há proliferação de "ramos", "obediências" e "segmentos" abaixo da bandeira de São Lázaro de Jerusalém é verdadeiramente impressionante!

Analisem comigo, heróico leitores, é comum aos interessados em tomar parte em Ordens de Cavalaria, como a Ordem do Santo Sepulcro, a Ordem Teutônica, a Ordem de Cristo ou a Ordem de Malta, unirem-se a tais Ordens no amor pela Tradição e Continuidade, que são inerentes a todas estas Ordens e às demais aqui não citadas. Mas o que ocorre com os interessados em tomar parte na Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro, que ao invés de procurarem a Tradição e a Continuidade junto ao seu Grão Mestre, simplesmente "fundam" uma nova "obediência" da Ordem sem mais nem menos?



Qual o mistério que envolve esta, a mais antiga Ordem de Cavalaria da Cristandade, que muitos de seus "membros" são levados a criação de falsas "ordens" abaixo do manto negro de São Lázaro? Com um simples passeio pela internet os heróico leitores deste Blog de Cavalaria encontrarão um sem-número de sites com a mesma Cruz Verde que encabeça esta página. Cada um deles dizendo levar a voz da Tradição da Ordem ao Mundo, porém com a simples leitura destes mesmos sites, se poderá ver grandes diferenças, que aparentemente ficam escondidas abaixo da hábito de veludo negro.

Vejamos um pouco mais sobre cada um destes seguimentos lazaristas:

"Obediência de Malta"
Um pequeno grupo que opera principalmente no Sul da Itália e na Bélgica. Não possui um Grão Mestre, é governada pelo que chamam de "Vigário Geral", na verdade um bizarro duque italiano que não se conformou com a Reunião dos Ramos de Malta e de Paris em 2008. A este "ramo" da Ordem carece tudo: seguidores, legitimidade, reconhecimento e até mesmo o respeito de seus próprios membros.

"Obediência d'Orleans"
É com certeza o mais danoso grupo que opera abaixo do nome de São Lázaro. É governado por "grão mestres-fantoches", dos quais já foram um príncipe de Casa d'Orleans e um Conde parente do mesmo. Na verdade essas deprimentes figuras somente são mestres-fantoches nas mãos de Henry d'Orleans, Conde de Paris, que utiliza esse ramo da Ordem para ganhar dinheiro para seus sustento próprio e de seus "parentes próximos"

"Obediência dos Grandes Priores"
Grupo criado em 1995 na Inglaterra. Diferente dos 'ramos' anteriores, são um grupo verdadeiramente comprometidos com os ideais da caridade cristã. O fato que os separa dos Verdadeiros Lazaristas, é o de que não aceitam o Grande Magistério da Ordem, sendo governados por um conselho internacional de Grão-Priores, abaixo da chefia de um "Supremo Grão Prior".

"Priorados Independentes"
Não formam um 'ramo', nem sequer uma 'obediência' ou mesmo um seguimento lazarista, é apenas a ocorrência de um grupo de pessoas, que como em muitos casos das 'obediências' anteriores, não são Lazaristas legítimos, apenas utilizam o nome da Ordem de São Lázaro para fins de recriação, como se o nome da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém fosse um nome qualquer, que qualquer um pusesse utilizar ao bel-prazer.

A única Ordem Militar e Hospitalária de São Lázaro de Jerusalém deve ser a portadora dos seguintes pré-requisitos:

Tradição;
Continuidade;
Grande Magistério e
Reconhecimento

Como fica óbvio, a única Ordem que reúne todos os pré-requisitos é a famosa Obediência de Malta-Sevilha, e é fácil de se compreender:

Dom Carlos Gereda de Bourbon, Marquês de Almanzán
Grão Mestre da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém


TRADIÇÃO
É a portadora da Tradição Lazarista, vinda dos Monges Armênios que fundaram a Ordem no século IV na Terra Santa, e passou aos Cruzados através do Bem-Aventurado Blessed de Gerard, chegando até os Reis da França, e deles aos Bourbon de Espanha, seus descendentes.

 

CONTINUIDADE
A Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro continuou viva por todos esses séculos, e continuará viva até que seu último Cavaleiro esteja vivo sob a terra. Muitos alegam que a Ordem perdeu sua continuidade em 1831, alegando que fora dissolvida, porém devemos nos recordar que não basta o Comando da Ordem optar por sua dissolução, até que o último Cavaleiro da Ordem estiver vivo, este pode em caso de necessidade, e para evitar a extinção da Ordem, Ordenar ele mesmo novos Cavaleiros, como aconteceu com a Ordem de São Lázaro.


GRANDE MAGISTÉRIO
É impossível pensar-se em uma Ordem de Cavalaria sem seu líder supremo, seu Príncipe que a Governe em nome da Igreja e em Nome de Deus. Não basta a simples eleição de um Grão Mestre, é preciso que ele provenha de uma tradição de Grão Mestres que o procederam. Muitas pessoas confundem a pessoa do Grão Mestre com a Instituição que representa o Grande Magistério. Devemos nos lembrar que o Grande Magistério da Ordem de São Lázaro jamais foi interrompido, pois apesar de por alguns anos não serem Eleitos Grão Mestres, o Grande Magistério foi regido primeiramente por Vigários Gerais, e depois pelos Patriarcas da Igreja Greco-Melquita.


RECONHECIMENTO
As Ordens de Cavalaria sempre buscaram o reconhecimento das Nações onde operam. A Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém (Malta-Sevilha) já obteve o reconhecimento por parte do Governo Brasileiro, Espanhol, da África do Sul, entre numerosos outros, sendo também reconhecida pela Igreja Católica no Rito Greco Melquita, e por numerosos Prelados Romanos.


Espero profundamente, que os próximos interessados em tornarem-se Cavaleiros de São Lázaro, juntem-se a Verdadeira Ordem da Milícia e do Hospital, e parem com essas imitações "bizarras e falsas" da nossa tão cara Ordem de Cavalaria.