Seguidores

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

TRIBUNAIS D'ARMAS

Brasão d'Armas pessoais do Príncipe Andre Trivulzio-Galli, Marquês de Maleo

Proponho a meus Fiel-Leitores uma análise sobre um órgão de fundamental importância para a Heráldica, e para as Ordens de Cavalaria como um todo, os Tribunais d'Armas.

Os Tribunais d'Armas tem a função de regular o uso e a disciplina dos Brasões d'Armas, de membros de determinada corporação ou país. Entre suas atribuições está o de julgar a pertinência de determinado brasão, seu feitio ou utilização por determinado titular, além das funções de registrar as Armas e proteger seu uso.


O nome dado aos Tribunais d'Armas variam muito de país para país, ou de corporação para corporação. No Reino da Itália, o órgão encarregado dos assuntos ligados à Heráldica era chamado de Araldica Consulta, e foi sem dúvida o mais ilustre dos Tribunais Heráldicos do mundo. No Império do Brasil era chamado de Arquivo da Nobreza e Fidalguia. No Reino Unido é chamado de College of Arms of the United Kingdom. Na Bélgica recebe o nome de Servoce de la Noblesse...



Entre esses poucos exemplos, dos tantos disponíveis, de nomes que possam ser dados aos Tribunais d'Armas, ou Tribunais Heráldicos, também seu Chefe, por ser a maior autoridade heráldica de determinado país ou corporação, pode receber diversos nomes. Na Itália era chamado de Presidente della Araldica Consulta. No Brasil e Reino Unido, chamado de Principal Rei d'Armas. Na Bélgica é chamado de Rei-de-Armas. Mas também pode ser chamado de Governador d'Armas, Ministro da Heráldica, ou simplesmente, Juiz d'Armas.

Na Casa Principesca de Mesolcina, que dedica-se a manter viva a memória daquele antigo Principado Mesolcinense, a Heráldica é regulada por seu Tribunal Heráldico, sucessor da Consulta Heráldica da Casa Principesca de Mesolcina, que deixou de existir em 2008.

A Heráldica mantida pela Casa Principesca de Trivulzio-Galli é aquela seguidora da Escola Heráldica do Sacro Império Romano-Germânico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário