Seguidores

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

ORDEM HOSPITALAR OU ORDEM HOSPITALÁRIA, QUAL É O CORRETO?


Muitas vezes vemos diferentes grafias do nome da Ordem da Milícia e do Hospital de São Lázaro de Jerusalém, alguns a escrevem como Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém, outros como Ordem Militar e Hospitalária de São Lázaro de Jerusalém, mas afinal, qual é o certo?

A riqueza da Língua Portuguesa nos permite escrever o mesmo termo com variedades de grafia, o que não ocorre nas linguas não românicas, como o inglês ou o alemão, por exemplo.

O nome da Ordem de São Lázaro, ao ser traduzido para o vernáculo de determinado país, deve adaptar-se a este, da melhor forma possível, assim, o nome latino da Ordem, em sua versão oficial ORDO MILITARIS ET HOSPITALARIS SANCTI LAZARI HIEROSOLYMITANI, passou a ser traduzido para o inglês como "Ordo Military et Hospitaller Sancti Lazari of Jerusalem", ou para o espanhol como "Orden Militar y Hospitalaria de San Lázaro de Jerusalén". Mas como proceder em um caso como o do Brasil, em que o termo latino HOSPITALARIS possui duas formas aceitas, HOSPITALAR e HOSPITALÁRIA?

No Brasil ambas as formas são aceitas, pois nenhuma delas pode ser considerada errada. Caso semelhante ocorre com a Soberana Ordem Militar e Hospitalária de São João de Jerusalém Rodes e Malta, cujo nome pode ser grafado como Hospitalária ou Hospitalar.

Em vários documentos oficiais, como o Decreto de 5 de Fevereiro de 1997, pelo qual a República Federativa do Brasil declara a Utilidade Pública da Ordem de São Lázaro, é escolhido o termo Hospitalar para figurar como o oficial no Brasil, porém a utilização do termo Hospitalária não é equivocado, e é até o preferido de muitos irmãos de hábito da Ordem da Milícia e do Hospital, que o consideram mais tradicional, ou pelo menos, mais cavalheiresco.

Na conhecida Enciclopédia on-line Wikipedia, existe uma séria confusão entre os termos, pois ao referir-se a Ordem de São João de Malta, é utilizado o termo Hospitalária, e ao referir-se a Ordem de São Lázaro de Jerusalém o termo escolhido é Hospitalar, porém o que os autores das referidas páginas não deveriam ter esquecido, é que estas são as chamadas "Ordens Gêmeas", pois foram fundadas na mesma cidade, Jerusalém, na mesma época, as Santas Cruzadas, pela mesma pessoa, o Bem-Aventurado Blessed de Gerard, e com a mesma finalidade, cuidar dos Cavaleiros feridos ou doentes e proteger os Lugares Sagrados, sendo as duas únicas Ordens de Cavalaria que tiveram ao mesmo tempo as funções de Milícia e de Hospital, logo, as grafias dos nomes de tais Ordens, devem ser sempre escritos de forma similar.

Ainda termos utilizadas como "A Ordem da Milícia e do Hospital",  "A Ordem do Hospital de São Lázaro" ou "A Ordem Militar do Hospital de São Lázaro de Jerusalém" são todos considerados corretos, porém em documentos oficiais, deve-se sempre preferir os termos de "Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém" ou "Ordem Militar e Hospitalária de São Lázaro de Jerusalém"  

Nenhum comentário:

Postar um comentário