Seguidores

sábado, 13 de agosto de 2011

I GRÃO-MESTRE Blessed de Gerard

Blessed de Gerard, I Grão Mestre da Ordem de Cavalaria Hospitalária de São Lázaro de Jerusalém 1080-1118. Primeiramente Mestre da Ordem do Hospital, também conhecido como Gerard de Tum, Tom, Thoms, Tunc ou Tenque, todas leituras defeituosas de um manuscrito do século XV ou XVI, mas ao que tudo indica, seu verdadeiro nome foi Martigues de Gerard.

Nascido na Provença, França, partiu para as aventuras das Cruzadas para a Libertação da Jerusalém Sagrada. Foi um heróico Cavaleiro, do mesmo nível dos grandes, como o Duque de Bulhões, Rei-Protetor de Jerusalém.

Sendo primeiramente Grão Mestre da Ordem dos Cavaleiros Hospitalários, contraiu o terrível vírus da lepra, temível e completamente incurável até meados do século XXI. A única saída para Gerard, após contrair o mal de lázaro, fora abraçar a vida dos Cavaleiros de São Lázaro de Jerusalém, como sendo o I Grão Mestre da Ordem, já que seu precedente, Renault de Bicheres, apesar de comandar a Ordem de São Lázaro, jamais fora Grão Mestre.

As Armas atribuídas a Blessed de Gerard, campo de blau, carregado d'um leão rompante de argenta, não é exato, pois fora-lhe atribuído provavelmente no século XIII ou XIV, e pertence a família Gerard de Sant Louis. 

Blessed de Gerard morreu vítima do mal da lepra, em 1118.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário